As lâmpadas de desinfeção ultravioleta (UV) são uma solução extremamente eficaz para inativar os microrganismos na água. Podem ser utilizadas para desinfetar a água em vários locais, tais como, lagos municipais ou de hotéis, aquários, piscinas e estações de tratamento de água potável e residual. Existem em potências de 4W a 1000W, permitindo conceber sistemas de desinfeção em instalações de variadas dimensões.
Antigamente, utilizava-se sobretudo o cloro na forma gasosa ou líquida para inativar os microrganismos perigosos nas águas. No entanto, o nível excessivo de cloro, por exemplo, nas piscinas pode causar irritação nos olhos e problemas respiratórios. A tecnologia UV não acarreta problemas para a saúde humana e é atualmente uma solução globalmente aceite para a desinfeção da água. É capaz de satisfazer as rigorosas exigências de desinfeção de bactérias e vírus, eliminando inclusive agentes patogénicos como o Cryptosporidium e a Giardia.
Em geral, as lâmpadas ultravioleta possuem um filamento metálico que fornece um arco elétrico que excita o vapor de mercúrio. A excitação do vapor faz com que este aqueça, aumente a pressão no tubo, e liberte a radiação UV.
A radiação UV consegue atravessar as paredes celulares das bactérias, vírus e protozoários e danificar permanentemente o DNA destes microrganismos. Isso faz, com que estes fiquem incapazes de se reproduzir e causar infeções.
Oferecem:
Para conhecer, as nossas opções de lâmpadas germicidas tubulares e compactas das marcas Philips e Ledvance, por favor, consulte os seguintes menus: