A iluminação é um fator fundamental na exposição e conservação de alimentos frescos. Os alimentos frescos — carne e queijo, frutas e legumes, peixe e marisco — são os que mais atraem os clientes às lojas físicas. Quanto mais frescos parecerem os alimentos, mais atenção recebem. A iluminação adequada realça as cores e as texturas dos mesmos, o que incita os clientes a parar e a comprar. Os clientes acabam por optar por escolher os alimentos com melhor aspeto, pois sabem através da sua experiência que provavelmente estes terão igualmente bom sabor. Devido a todos estes fatores, é imprescindível que invista na iluminação adequada. Neste post iremos indicar-lhe quais são as melhores soluções consoante o tipo de alimento.
Alguns estudos indicam que os clientes preferem carne com uma cor rica e saturada. A questão é que uma maior incidência de luz sobre a carne equivale a uma maior rapidez de descoloração. Daí ser necessário escolher as luminárias certas para este alimento. No caso das carnes vermelhas (de vaca, de porco, etc.) a luz mais indicada é a luz rosa que realça o vermelho da carne. A marca Philips disponibiliza as luminárias LED Fresh Food Rose que foram especificamente concebidas para esta categoria de produto, melhorando a cor do produto e abrandando a descoloração, o que consequentemente resulta no aumento de vendas e redução de desperdício. No caso de carnes brancas (de frango, de peru, etc.), essa opção já não é indicada. Neste caso, é fundamental utilizar uma iluminação que destaque a frescura e textura da carne, sendo mais adequado escolher uma luz branca e fria.
O aspeto, o custo e a origem do peixe são considerados os fatores mais importantes na hora da compra. Para realçar o aspeto do peixe é fundamental apostar no gelo, no controlo da temperatura e também na iluminação.
A luz mais indicada é a luz branca fria que nos transmite a sensação de ‘recém-pescado’. A marca Philips disponibiliza as luminárias LED Frost com um espectro ajustado para alimentos frescos, proporcionando que os peixes tenham um aspeto mais fresco, com maior intensidade de cores e tonalidades de pele mais atrativas.
As frutas e os legumes apresentam desafios específicos para não se deteriorarem. Pois, como são tecidos vivos, estão continuamente sujeitos a mudanças e à deterioração.
A iluminação LED pode influenciar a coloração e o sabor dos legumes de folha verde, reduzir os níveis de nitrato na alface, nos espinafres, e na rúcula; aumentar o teor de vitamina C nos tomates, manter os níveis de vitamina C nos brócolos, e manter a qualidade das batatas. É, portanto, ideal para prolongar o tempo de conservação, reduzir os desperdícios e aumentar as receitas.
A luz mais indicada é a luz branca nítida, que acentua o fresco de cada alimento. A marca Philips disponibiliza as luminárias LED Premium Color que se apresentam com uma boa opção para estes alimentos.
O aroma do pão e dos bolos, acabados de sair do forno, é delicioso. A iluminação pode torná-los ainda mais atrativos.
A luz mais indicada é luz branca quente, que amostra a cor real dos produtos, e mostra-os mais apetitosos. A marca Philips disponibiliza algumas luminárias que dão ao pão um aspeto ainda mais estaladiço e irresistível.
As gorduras do queijo são responsáveis pelo sabor tão típico deste alimento, no entanto, também são problemáticas no que refere à iluminação. Quando o queijo é exposto à luz, as gorduras (ou lípidos) começam a oxidar. Após serem desligadas as luzes essa oxidação continua no escuro. Este processo vai alterar em primeiro lugar o aspeto do queijo e depois o seu sabor e cheiro. Este processo ocorre em apenas poucos dias. A descoloração e a oxidação lipídica induzidas pela luz podem assim dissuadir os clientes de comprar estes produtos.
A solução passa pela utilização de luzes LED e pela otimização do espectro utilizado. A marca Philips disponibiliza algumas luminárias que limitam a descoloração e a oxidação, sendo uma boa opção para manter os queijos com um aspeto rico e cremoso.
Em determinadas ocasiões, poderá precisar que um mesmo expositor seja utilizado para diferentes produtos. Nestes casos, o mais cómodo é utilizar fitas LED tricolor que variam a tonalidade de luz em função do alimento que queremos iluminar.
O acabamento extra plano consegue que a fita passe desapercebida e adapte-se a qualquer vitrina ou expositor para iluminar produtos frescos de forma discreta.