A iluminação de emergência tem um papel muito importante relativamente à segurança e ao bem-estar das pessoas. É ativada quando o fornecimento de eletricidade falha, protegendo-nos de acidentes, evitando o pânico, e guiando-nos para uma evacuação segura. Estas luminárias são colocadas de forma estratégica em edifícios como, centros comerciais, hotéis, hospitais ou escritórios.
Existem algumas diferentes soluções de iluminação de emergência que passamos a descrever.
Temos a iluminação de emergência permanente que permanece sempre acesa, funcionando como iluminação regular e de emergência. Esta iluminação é comum em teatros, cinemas e outros locais onde a escuridão repentina possa causar algum pânico.
A iluminação de emergência não permanente, só é ativa quando a fonte de alimentação principal falha.
A iluminação de emergência sustentada, combina as duas soluções descritas anteriormente, sendo um conjunto de luzes utilizado para uso regular e outro para emergências.
Onde deve ser localizada a iluminação de emergência?
As luzes de emergência devem estar situadas a uma altura mínima de 2 m acima do nível do solo.
Devem ser instaladas nos seguintes locais:
Qual é a duração da iluminação de emergência?
A duração da iluminação de emergência é determinada pela capacidade da bateria e pelo consumo de energia das luzes.
As luzes devem permanecer acesas o tempo suficiente para que todos os ocupantes saiam do edifício em segurança. Em alguns casos, também pode ser necessário mais tempo, para permitir que os trabalhadores responsáveis pelas tarefas críticas de segurança as possam concluir.
A duração da iluminação de emergência varia de acordo a arquitetura do edifício e o seu uso. Um requisito comum, é as luzes funcionarem pelo menos durante três horas após uma falha de energia.
Visite os nossos menus de luminárias das marcas Eaton e V-TAC. Se tiver alguma dúvida, não hesite em aconselhar-se com os nossos especialistas, através do e-mail info@wattlamp.net.